Tratamentos
Halitose (Mau Hálito)
Mau hálito: saiba mais sobre esse problema
Todo mundo já ouviu falar sobre mau hálito. Mas você realmente sabe do que se trata? O mau hálito ou halitose é uma alteração do hálito. O odor causado por essa alteração pode sair pela da boca e/ou nariz, causando desagrado a pessoas próximas. A maioria das pessoas que sofrem com esse problema relata que a halitose interfere na vida pessoal, profissional e amorosa.
Embora aconteça essa interferência, as pessoas deixam de buscar tratamento por vergonha. Outros motivos também incluem não saberem que têm mau hálito, acharem que irão acabar com a halitose com algo comprado na farmácia e acreditarem que o mau hálito vem do estômago. No entanto, 90% dos casos de halitose estão relacionados a algum transtorno que está ocorrendo dentro da boca, como, por exemplo, a saliva em quantidade e qualidade insuficientes (boca seca).
E quem tem mau hálito geralmente não sente. É o que chamamos de halitose clínica, não sentida pela adaptação do olfato. Há também a halitose subclínica, que é muito confundida com transtornos do paladar (disgeusia), insegurança com o próprio hálito e halitofobia, o medo em excesso de estar com mau hálito.
Ninguém está imune a halitose. Ela pode acontecer com qualquer pessoa, independente da idade ou gênero. E os conhecidos testes do sopro, da colher e lambida de pulso não são eficientes para identificar o mau hálito. Esses testes “caseiros” sempre irão dar falso positivo. De maneira rápida, a melhor forma de checar o seu hálito é perguntando para alguém em quem você confia e que realmente vai te comunicar a situação. E caso mesmo assim você não acredite no que lhe disse, procure ajuda profissional.
Algumas dúvidas sobre a halitose são muito comuns. Conheça as mais frequentes e confira as respostas.
– Mau hálito vem da garganta?
Raramente. Mas infecção de garganta ou cáseos amigdalianos (“massinha” que sai da garganta) podem ocasionar a halitose.
– Mau hálito vem do estômago?
Raramente. Isso acontece em apenas 2% dos casos.
– Mau hálito é da língua?
Em boa parte sim. Entretanto, sua língua não deve ser castigada por isso. Você deve higienizar a língua com cuidado e, se possível, com limpador específico.
– Tem como acabar com o mau hálito?
Tem sim! Mau hálito tem tratamento.
– A homeopatia cura o mau hálito?
A homeopatia é uma excelente terapia, mas nem sempre precisamos introduzi-la no tratamento.
– Mau hálito tem cura?
Quando falamos de cura, subentende-se que nunca mais a doença ou problema voltará. Como a saúde não é uma ciência exata, prefiro dizer que há tratamento.
– Tem profissional que trata mau hálito em Goiânia?
Sim, eu sou uma delas. Sou qualificada no diagnóstico e tratamento da halitose, indicada pela Associação Brasileira de Halitose (ABHA).
– Qual a causa da halitose?
Uma das principais causas é a saliva em desequilíbrio. O biofilme lingual (placa bacteriana), doenças periodontais (gengiva), cárie, restaurações deficientes, próteses desadaptadas são outras causas. Existem, ainda, outras diversas.
– O que é halitose?
É um transtorno do hálito que pode permanecer por 24 horas ininterruptas ou alguns minutos ao longo do dia, incomodando o seu olfato ou o olfato de alguém.
– Mau hálito tem cheiro do quê?
“Coisa ruim”, de fezes, urina, maçã verde, peixe podre, vinagre, enxofre, sangue coagulado, bebida alcoólica, cigarro, medicamento, temperos…
– Mau hálito é hereditário?
Não.
– Boca amarga é sinal de mau hálito?
Nem sempre. Muitas pessoas se queixam de boca amarga com gosto ruim, o que muitas vezes pode estar relacionada a alguma alteração da saúde bucal, como por exemplo, doenças da gengiva, sangramento oculto, restaurações metálicas e quase sempre, ao baixo fluxo salivar que pode passar imperceptível, sem o desconforto da boca seca. Para saber se a boca amarga não está comprometendo o seu hálito, os exames são necessários. O tratamento efetivo pode te ajudar e te deixar mais seguro (a).
– Mau hálito é transmissível (pega)?
Não.
– Tem tratamento caseiro para o mau hálito?
A manutenção é realizada em casa e o tratamento é estipulado pelo profissional.
É importante ressaltar que cada caso é um caso. Nós somos pessoas completamente diferentes uma das outras e, por esse motivo, é necessária uma consulta com o especialista para saber se você precisa de tratamento e qual o tipo de tratamento será realizado. Em consultório, o cirurgião-dentista qualificado no diagnóstico, tratamento da halitose e das alterações salivares irá lhe fazer diversas perguntas e realizará alguns exames necessários para a conclusão diagnóstica e o plano de tratamento.
Nós atendemos apenas em Goiânia, mas recebemos pacientes de outros estados. Caso esse seja o seu caso, planejamos com antecedência a sua consulta e lhe orientamos caso você não conheça a cidade. As consultas são discretas e, em momento algum, o paciente passa por situações constrangedoras. O atendimento é sigiloso. Para a consulta é preciso preparação prévia, que será enviada pelo WhatsApp ou e-mail. A consulta pode ter duração de até uma hora e trinta minutos.
Realizamos os exames:
– Avaliação clínica bucal detalhada com auxílio de lupa de magnificação Zeiss e Fotóforo (luz).
– Avaliação clinica das funções das glândulas salivares, lábios, mucosas, língua, orofaringe e amígdalas.
– Organoléptico: avaliação através do olfato, realizado pela profissional.
– Sialometria (exames de saliva): verificação da coloração da saliva, da viscosidade, do pH, da quantidade e qualidade produzida.
– Halitometira (medição do hálito) : usamos as melhores tecnologias do mundo – OralChroma CHM2 (cromatógrafo gasoso) que avalia separadamente os 3 principais gases da halitose contidos na boca e no organismo e o Halimeter (halimetro) que quantifica os gases que saem pela boca e pelo nariz.
Todos esses exames estão incluídos no valor da consulta.
Fique tranquilo, Mau Hálito tem tratamento!