O PARADOXO DA SALIVA: PROTEGE X CONTAMINA
A boca, talvez depois do intestino, é um lugar superbacana para qualquer microrganismo se multiplicar. Mas não se assuste, visto que é comum termos esses “bichinhos” em muitas partes do nosso corpo, inclusive nas superfícies das bocas e lábios.
E sobre a saliva, provavelmente você já tenha me visto ou ouvido falar que quanto mais saliva e mais qualidade salivar, melhor a saúde, não é? Não me refiro apenas a saúde bucal, mas a saúde num todo.
Mas afinal: onde mora o problema da saliva e dos microrganismos? No desequilíbrio populacional microbiano. Só que, neste momento, estamos ou ficaremos doentes, porque o Coronavírus não é um vírus da nossa microflora.
Diante disso, é hora de conhecer um pouco mais da saliva e deixar o nojinho de lado. A saliva não “nasce” contaminada. Ela se torna contaminada quando cai na boca.
A partir daí, ela engrossa um bom “caldo” rico em células descamadas das mucosas bucais, labiais, somada às células sanguíneas e um contingente de microrganismos (do bem e do mal).
Ah, e claro, também de tudo aquilo que a gente come e ainda fica lá. Quem tem o hábito de limpar a língua (não disse “castigar”) sabe muito bem do que eu estou falando. Mas vamos ao que mais interessa: o papel da saliva na proteção bucal.
Na boca, temos diversas proteínas contidas na saliva, dispostas a protegerem dentes, mucosas, gengiva, língua, amígdalas e tudo que se encontra lá dentro. São proteínas e imunoglobulinas capazes de combaterem bactérias, vírus, fungos, dentre outros patógenos. Claro que cada uma com a sua propriedade e relevância.
E não pense você que os microrganismos se profiferam na saliva. Não, não! Essa população só aumenta nas superfícies da boca (dentes, língua, periodonto, valécula, tonsilas amigdalianas e linguais). E se tem retenção, tem deposição!
Justamente por isso vivo insistindo com os meus pacientes a deixarem seus dentes bem polidos e a terem bom senso no cuidado com a língua e lábios.
Agora, sobre a Covid-19 nada sabemos! Mas sei que se você engolir a sua saliva enquanto fala, tossir no guardanapo, não colocar as mãos nas mucosas do nariz, boca e olhos, e seguir todas as orientações dadas pelos órgãos de saúde, pode até ser que você não seja atingido.
Então, nada de ficar com medo da saliva, porque ela é tão importante quanto o ar que você respira e o sangue que circula pelo seu corpo. Só não vale cuspir em cima dos outros e ficar beijando por aí, tá bom?
Tem dúvidas? Gostou do post? Deixe comentário e vamos conversar. Curta, compartilhe e salve se você achou interessante.
—–
#Covid-19
#Coronavirus
#Saliva
#OdontologiaResponsavel
#DentistaGoiania