Mulher, o mau hálito não é culpa sua!
Mulher, o mau hálito não é culpa sua!
Você já ouviu o ditado “pau que dá em Chico dá em Francisco”? É bem provável que sim, não é mesmo? E com a halitose (mau hálito) não seria diferente. Todo Chico e Francisco podem passar por isso. E nem sempre é por questões de falta de higiene bucal ou por ter um dente cariado, pois o mau hálito, assim como todo e qualquer problema de saúde bucal, precisa ser investigado.
Aproveitando a deixa do Mês das Mulheres, trago para vocês um pouco do dia a dia, do que ouço, percebo e sinto, com as mulheres que passam pelo meu consultório.
Como sabemos, geralmente a mulher é um pouco mais preocupada, tanto com a saúde quanto com a imagem. Assim, procuram tratamentos médicos/odontológicos para elas, parceiros e filhos. Ou seja, o cuidar faz parte do instinto feminino.
Por outro lado, tenho observado um grande problema: muitas mulheres não se sentem seguras para falar sobre halitose com seus parceiros, e isso acaba gerando receio, inquietações e frustração. E sabe o que mais? Elas se sentem culpadas quando o relacionamento não vai bem, o que as fazem pensar que o mau hálito pode ter esfriado a relação.
Entendo perfeitamente que não é fácil perguntar sobre a qualidade do próprio do hálito. No entanto, não há outra forma de saber sobre, a não ser perguntando, quer seja para o companheiro ou para o profissional que trata a halitose.
Afinal, o peso que muitas delas carregam nas costas traz consequências negativas para autoestima e voltar a ter a mesma segurança pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, se você se encontra nessa situação, procure ajuda especializada. Não deixe o tempo passar. Leia, se informe sobre isso e saiba que você não está sozinha. Tenho certeza que um profissional, a sua família ou um ente querido pode te ajudar. Mau hálito tem tratamento e ele pode ser mais simples do que você pensa!