Botox: Tudo o que você precisa saber sobre o procedimento estético
Botox é a toxina botulínica do tipo A produzida pela empresa Allergan. Por ser a mais conhecida e mais estudada no mundo, muitos denominam qualquer toxina botulínica por Botox. Na verdade, temos várias marcas comerciais, porém a minha escolha são para aquelas que irão atender aos meus critérios, sendo eles a opção por uma toxina de baixo peso molecular para evitar a difusão para músculos além daqueles que não estejam no meu planejamento e que tenha aprovação da ANVISA.
A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium botulinum e provoca o que nós chamamos de denervação (relaxamento) muscular através da inibição do neurotransmissor acetilcolina na junção neuromuscular. Alguns dias depois da sua aplicação, o músculo apresenta o relaxamento temporário, diminuindo a sua força de contração. Ou seja: ela age na ruga dinâmica, que é a ruga da mímica facial, podendo atuar suavemente na ruga estática (independe da mímica facial).
As grandes preocupações de quem desconhece os benefícios da toxina é se ela deixa o rosto paralisado (“engessado”), se fica perceptível ou se há alguma restrição após receber a toxina. Começo dizendo que não é preciso envelhecer para receber a toxina. Em casos de crianças que apresentam bruxismo, as mesmas podem receber a toxina a partir dos seis anos de idade. Para assimetrias faciais, como sorrisos “tortos” e sorriso gengival, a intervenção pode acontecer na adolescência. Cada caso é um caso, não há regras específicas em relação à idade, mas sabemos que a musculatura facial não responde muito bem após os 65 anos de idade.