NÃO É QUALQUER PESSOA QUE PODE LIMPAR A LÍNGUA!
Pense no que o título deste texto diz: não é qualquer pessoa que pode limpar a língua. Acredito que você não sabia disso, não é verdade? Tudo bem. Não incomode por não saber. Afinal, até alguns cirurgiões-dentistas não sabem e até indicam a limpeza da língua em qualquer situação. Mas agora, tenha em mente que limpar a língua faz parte da higiene oral, assim como escovar os dentes e passar fio dental. Entretanto, algumas pessoas não podem e não devem fazer essa higienização.
Veja quais são as contraindicações:
– Língua sensível;
– Língua fissurada;
– Língua geográfica;
– Língua ardente;
– Língua com lesões herpéticas;
– Língua com lesões aftosas;
– Língua seca;
– Língua com qualquer tipo de lesão.
Se você tem alguma dúvida sobre a saúde da sua língua, é importante que você consulte um cirurgião-dentista que entenda de alterações salivares para checar se está tudo bem. E saiba que a limpeza da língua é um processo simples. O problema é que algumas pessoas sentem muita ânsia quando tentam fazer essa limpeza. Usar um limpador específico para isso pode ajudar a amenizar esse problema.
Como fazer uma boa higiene bucal e limpar a língua
Comece enxaguando a boca com água para remover os resíduos alimentares e algumas bactérias. Passe o fio dental e escove os dentes. Sempre utilize escovas macias e apropriadas para o tamanho da sua boca. Utilize um limpador de
língua, caso a sua língua não se enquadre nas contraindicações citadas acima. O limpador pode ter cerdas e uma parte arredondada, que age como se fosse um “rodinho” para puxar a sujeira que foi deslocada pelas cerdas.
Você não precisa utilizar nenhum produto com esse limpador. Mas lembre-se que a língua, apesar de ser um músculo muito potente, é também muito sensível. Então, muito cuidado para não machucar suas papilas linguais. O movimento da cerca e do “rodinho” começa lá no fundinho, vindo até a ponta da língua. Você pode passar duas ou três vezes cada parte do limpador. Após o uso, enxágue bem o objeto e dê uma leve batidinha para eliminar o excesso de água. O cuidado com o limpador deve ser o mesmo de com a escova de dentes.
Você deve usar o limpador de língua uma ou duas vezes ao dia. Por favor, evite ultrapassar três vezes. Lembre-se que nem toda língua é rosinha. Tem gente que, assim como eu, tem a língua mais esbranquiçada. Então não a machuque tentando deixa-la de uma cor que não é. E mais uma informação interessante e importante: se você tiver saliva em quantidade e qualidade ideais, esse limpador não deve ser usado todos os dias. A saliva funciona como um depurador de resíduos alimentares, microrganismos e células que se deslocam ao longo do dia.
Cuidado: sujeirinha na língua pode provocar mau hálito
Você sabe o que é aquilo se adere sobre a língua? São resíduos alimentares, microrganismos, saliva e células descamadas da boca. Muita gente chama isso de “saburra lingual”, mas o termo odontológico é biofilme lingual. A não limpeza pode provocar mau hálito, mas não é só por isso que você deve limpar a língua. Ela limpeza é feita também para se sentir direito o sabor dos alimentos, já que esse biofilme tem o poder de atrapalhar o seu paladar, te fazendo acrescentar algumas pitadas a mais do sal ou de açúcar na sua refeição. Algo que também é muito ruim para a sua saúde.