Como limpar a língua: veja cuidados e dicas
Apesar de ser um hábito do dia a dia, muita gente não sabe escovar os dentes corretamente. Realizada da maneira certa, a escovação evita cáries, tártaro, gengivite, periodontite, entre outras doenças. A higienização deve ser realizada pelo menos três vezes ao dia, de preferência após as principais refeições. Também é essencial usar o fio dental, um complemento de peso na prevenção de doenças bucais.
Mas e a língua? Com o que mesmo que você limpa a sua língua? Já parou para pensar nisso? Conforme a cirurgiã-dentista Karyne Magalhães, há desde pessoas que usam limpadores próprios para a isso até gente que não limpa a língua. “Alguns usam limpadores específicos, outros usam a escova de dente. Há até quem combine as duas técnicas. E existe também quem não limpe a língua. Mas isso é tão individual, que somente conhecendo a história clínica e hábitos de vida do paciente, que nós, cirurgiões-dentistas, podemos estabelecer e indicar o cuidado específico”, explica.
Ainda de acordo com Karyne, apensar de o cuidado ser algo específico, ninguém quer estar com a língua suja e a boca mal cheirosa. Pensando nisso, a especialista listou algumas dicas para você reconhecer a hora desse cuidado. Confira:
– Observe bem qual a cor da sua língua. Ele deve estar com as papilas (pontinhos) visíveis em meio à coloração rosada ou, no máximo, com uma discreta tonalidade esbranquiçada.
– A área mais posterior (já bem próxima à garganta) é a região mais difícil de limpar. Isso porque muitas pessoas sentem ânsia de vômito quando tenta limpar essa região. Bons momentos para você tentar essa limpeza são após o almoço ou antes de dormir.
– Você não deve usar nenhuma substância (creme e/ou gel) para fazer essa higiene, a menos que o seu cirurgião-dentista lhe recomende.
– Beber 2,7 litros de água, em média, ao dia e mastigar bem os alimentos ajuda a aumentar a produção de saliva, deixando a sua boca saudável e, muitas vezes, protegida do mau hálito.
– Um limpador de língua, muitas vezes, pode ser mais eficaz que a escova de dente. Mas se você quiser combinar os dois, não tem problema.
– Tenha bom senso. Não castigue a sua língua. Ela pode e deve ser limpa três vezes ao dia, mas sem aplicar força ou utilizar algum produto que possa feri-la.
– Língua de idosos, línguas com alguma doença ou a língua de bebês podem ter outros cuidados. Consulte o especialista.