Lentes de contato dental ou facetas são saudáveis?
Com o inicio do ano, muitas pessoas pensam em reconfigurar o sorriso e, para isso, recorrem às lentes de contato ou facetas. Mas será que essa opção é uma boa escolha?
Lentes de contato dental é o nome popular dado aos fragmentos cerâmicos com espessuras mínimas. Elas servem para recontornos estéticos dentais e para substituir pequenas perdas de estruturas dentais que, por algum motivo, se perderam com o tempo. Então, para harmonizar o sorriso, além das já conhecidas resinas, pode-se usar esses fragmentos cerâmicos com a mesma finalidade.
Talvez por isso, ultimamente, o uso das lentes de contato dental se tornou moda entre famosos e anônimos. Mas será que essa “febre” é saudável? De acordo com a cirurgiã-dentista Karyne Magalhães, “não é que você tenha que permanecer insatisfeito com o seu sorriso, mas é preciso avaliar se realmente é necessário e quais são as suas intenções”, diz.
Ainda conforme Karyne, há uma grande diferença entre as resinas e as lentes de contatos. “Para o uso das lentes, acontecem pequenos desgastes no esmalte dental, para que esses fragmentos possam ser cimentados no esmalte de forma passiva. Nem todo dente precisa sofrer esse desgaste, mas uma maioria esmagadora sim”, explica.
Karyne esclarece ainda que em alguns casos o uso da lente é realmente indicado, mas que na maioria das vezes ele não é favorável. “A partir do momento que o dente sofre algum desgaste, nunca mais na vida ele vai poder voltar a sua estrutura original. Outro fator é que não existe tratamento odontológico que perdure por toda vida. Se até o seu esmalte dental, que é uma das estruturas mais duras da natureza, não resiste ao desgaste. Você acha que existe algum material odontológico que possa resistir?”, questiona.