TRANSTORNOS DO PALADAR: VOCÊ SOFRE DE DISGEUSIA?
Quantos sabores você conhece? Bem, basicamente conseguimos diferenciar cinco gostos: salgado, doce, azedo, amargo e umami (que é reconhecido por nosso paladar quando comemos alimentos que possuem substâncias chamadas de aminoácidos, representados principalmente pelo ácido glutâmico ou glutamato, e nucleotídeos).
No entanto, existem pessoas que não sentem gosto (ageusia). Já algumas sentem apenas um pouco (hipogeusia). Outras distorcem o gosto (cacogeusia). Há aqueles que sentem um gosto mesmo na ausência dele (fantogeusia). E outros, casos mais frequentes, sentem um gosto persistente, mesmo na ausência dele (são o que chamamos de disgeusi). Os normogeusicos são as pessoas que tem a função normal da gustação.
Quem tem o paladar e a gustação sem alterações não imagina o que é ter fome e sentir enjoo ao comer ou não sentir vontade de comer. Ver que está comendo uma coisa, mas sentir o gosto de outra ou, simplesmente, sentir um “gosto ruim” que permanece em boa parte do tempo em que a pessoa está acordada.
Para sentir o gosto dos alimentos, precisamos de um estímulo: a bendita saliva. Ela é a responsável por estimular os receptores gustativos que nos possibilita distinguir um gosto do outro. E não é só a língua tem o poder da percepção gustativa. Os receptores vão da língua, palato (céu da boca), lábios, bochechas, faringe, esôfago, estômago e até intestino. No entanto, as papilas linguais são as maiores responsáveis pela diferenciação do gosto.
Mas se não tiver saliva, tudo fica muito comprometido, incluindo, é claro, a saúde bucal. É a saliva que remove o estímulo gustativo do poro da papila, renovando para que a percepção de outro gosto possa ser sentido. Ela serve como “solvente”. Por isso, pessoas que não produzem saliva em quantidade e/ou qualidade ideais, normalmente apresentam a despapilação lingual, que é a atrofia das papilas da língua.
Infelizmente, não é só o gosto das coisas que fica alterado na ausência da saliva. P paladar também fica. E paladar é diferente de gosto. Paladar é a soma dos estímulos sensoriais da visão, tato, olfato, dor, gosto e da temperatura (térmico). Por isso, muitas vezes as pessoas se queixam de halitose (mau hálito) quando na verdade o problema que ela apresenta é um transtorno gustativo e/ou sensorial. Na maioria das vezes, os casos são de disgeusia.
Veja as causas mais frequentes que levam a disgeusia:
– Alterações salivares;
– Metais presentes na boca (correntes galvânicas);
– Doenças bucais;
– Produtos usados para higiene bucal;
– Câncer (radioterapia/quimioterapia);
– Alterações hormonais;
– Medicamentos;
– Álcool;
– Fumo;
– Diabetes;
– Deficiências nutricionais;
– Refluxo gastroesofágico;
– Gripes;
– Ansiedade;
– Estresse;
– Paralisia de Bell;
– Esclerose múltipla;
– Síndrome de Sjögren.
As pessoas que sofrem com a disgeusia são pessoas mais tristes, deprimidas, que relatam perda de peso, de vontade de viver. Algumas ficam chorosas, angustiadas, estressadas, irritadas e se afastam do convívio social. Elas têm o sono comprometido e são sensíveis na maioria das vezes aos alimentos quentes e ácidos. Isso também acontece com pessoas que sofrem com a Síndrome da Ardência Bucal, de ardência bucal, assialia, hipossialia, sobremedicação ou, ainda, pessoas em tratamento para o câncer.
A primeira providência é consultar um cirurgião-dentista que saiba diagnosticar e tratar as alterações salivares. Nenhum profissional pode dizer que o seu pH bucal é ácido ou que você não produz saliva sem ter realizado a sialometria (exame que avalia a saliva na sua quantidade e qualidade). É bem comum pacientes se queixarem de excesso de saliva, quando na verdade está faltando. Há, ainda, pacientes que não se queixam de boca seca (xerostomia), mesmo apresentando baixo fluxo e qualidade salivar. Então, a saliva é um assunto muito complexo.
Acredito que a saliva deveria ser avaliada como você faz a sua avaliação sanguínea. Pois se você não tem saliva, posso afirmar que você não tem saúde bucal e, por isso, tem a saúde sistêmica muito comprometida. Aqui no meu blog você encontra várias dicas para aumentar a produção salivar. No meu Instagram (@_karynemagalhaes) dou dicas, às vezes, de alimentos que estimulam a produção salivar e te fazem colocar as glândulas salivares para trabalhar. Vai lá, me siga e faça a minha receita maravilhosa de granola saudável. Ah, depois me conta se deu certo.